Orkut
1980
Criado por Ryuu
Atualizado por Luk3
Visualizações: 63

Marcações: website rede social

Sobre

Orkut foi uma rede social projetada por Orkut Büyükkökten, e de propriedade de Google. Nela, era possível criar perfis pessoais, afim de receber mensagens (ou “scraps”), depoimentos, e participar de comunidades. As comunidades podiam ser criadas por usuários e mantinham um fórum dentro de cada, em que membros poderiam criar e responder tópicos.

A rede social foi inesperadamente popular no Brasil, tendo mais de 30 milhões de usuários.

Memes relacionados

Não aceita esse depoimento

Não aceita esse depoimento, ou simplesmente Não aceita, é uma referência à tentativa de enviar mensagens privada dentro do Orkut que acabavam ficando públicas.
Como não existia uma caixa de mensagens, a única maneira de se comunicar privadamente na rede social era enviando um “depoimento” pois era possível lê-lo sem aparecer no perfil e se for desejado aceitá-lo para que ele se tornasse público no perfil do destinatário. Geralmente, os depoimentos em que o remetente não deseja que sejam públicos iniciavam com “Não aceita”, e foi frequentemente utilizado como modo de conseguir conversas privadas.
Porém, muitas pessoas aceitavam o depoimento sem ler o conteúdo previamente, fazendo com que inúmeras mensagens com relatos embaraçosos ficassem públicas para todos e logo se viralizavam na internet.

Término

Mesmo após a ascensão do Facebook, o Orkut se manteve no Brasil durante um bom tempo como a principal rede social do país. Isso se deu à quantidade gigantesca de brasileiros na rede social, que chegou até 50,6% de todos os usuários cadastrados no site.2
Em 2011, o crescimento do Facebook começou à iniciar a queda do Orkut no Brasil e em 2012 conseguiu ultrapassá-lo. Eventualmente, foi dada aos usuários a opção de baixar as informações existentes através do serviço Google Takeout, sendo finalmente extinta em 30 de setembro de 2014. Tendo os arquivos apagados em 15 de maio de 2017.1

Referências externas

1 Google vai apagar definitivamente arquivo de comunidades do Orkut – Folha de São Paulo

2 O tamanho do Orkut no Brasil – Tecmundo

Entradas relacionadas 1

Vídeos recentes 1 no total

Imagens recentes 3 no total

Comentários de Facebook

Seção de comentários